Modalidades de Serviços à Mesa - Nunca mais tenha dúvidas!

quarta-feira, 29 de abril de 2015 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!

Na nossa vida cotidiana, desempenhamos vários papéis, seja organizando um evento, como o próprio casamento, ajudando uma amiga a organizar um casamento, aniversário, um jantar mais sofisticado ou como convidado em alguma comemoração.


Por este motivo, creio que saber um pouquinho sobre como funciona cada modalidade de serviço de mesa seja legal não só para escolher a melhor para o seu evento, mas para ajudar alguém que tenha dúvidas e até para saber se comportar quando estiver atuando como participante de algum evento, seja um casamento, uma festa de debutante ou qualquer outra comemoração.


É o que eu sempre digo, conhecimento nunca é demais, nosso cérebro não é igual aos computadores que tem um limite de memória, portanto, fique tranquila que nessa caixola ai cabe um montão de coisas... rs rs



Serviço de Prato Pronto, Empratado ou Americano


Bride getting food from buffet.

Fonte da imagem.


Como os dois primeiros nomes sugerem, esse é o tipo de serviço em que o prato vem pronto da cozinha para a mesa, muito utilizado hoje na maioria dos restaurantes em que pedimos um determinado prato e este chega pronto a mesa, nos restando somente, comer!


Embora seja bastante popular hoje em dia, até os anos 80 esse tipo de serviço era super discriminado por ser considerado simples demais.


Acho esse tipo de serviço o ideal para agilizar o serviço e ainda permite que o cozinheiro possa deixar aflorar sua alma de artista e criar não somente um prato, mas uma obra de arte =)



Serviço à Inglesa


Esse é o tipo de serviço que é uma verdadeira prova de fogo para os garçons, vou explicar porque, os convidados ficam com seus pratos vazios sobre a mesa e cabe ao garçon trazer as travessas e servir cada convidado diretamente na mesa. A maior dificuldade, manter a boa apresentação, uniformidade entre os pratos (todos devem estar com a mesma quantidade de comida) e ainda por cima, realizar tal feito com agilidade e rapidez.


Esta é a essência deste tipo de serviço, mas este pode ser realizado de duas formas, direta e indireta.



 - Serviço à Inglesa Direto

[caption id="" align="aligncenter" width="400"] Fonte: https://cardapiospersonalizados.wordpress.com[/caption]

O garçom se aproxima do convidado pelo lado esquerdo e com uma mão o segura a travessa, no caso, a mão esquerda e com a outra, mão direita, segura os talheres e serve o convidado.



- Serviço à Inglesa Indireto

[caption id="" align="aligncenter" width="400"] Fonte: http://casandocomamor.com.br/[/caption]

Nesta modalidade não é necessário ser equilibrista, o garçom tem à disposição uma mesinha chamada de guéridon onde pode apoiar as travessas trazidas da cozinha. Para servir o convidado, o garçom retira o prato do mesmo, o apóia no guéridon serve o prato e então o devolve ao convidado.



Serviço à Francesa ou Diplomata


 

[caption id="" align="alignleft" width="196"] Fonte: http://2.bp.blogspot.com[/caption]

Esta modalidade é parecida com a modalidade inglesa, a diferença é que o garçom se aproximando pelo lado esquerdo do convidado, não irá servir o prato, mas deixará os talheres voltados para o convidado para que este se sirva da maneira e quantidade que quiser.


Algumas bibliografias dizem que este serviço é característico do povo francês e de seu espírito independente e muito utilizado em pequenos banquetes e jantares muito requintados.


Este é um serviço bastante lento, portanto, é necessário um número maior de garçons, cerca de um garçom a cada seis pessoas.


Vale lembrar que, como convidado, é extremamente deselegante encher o prato de comida, ao melhor estilo pedreiro, ok?


É desagradável para quem se serve desta maneira e para quem presencia alguém se servindo assim.




Serviço à Americana, Buffet ou Self-Service


[caption id="" align="aligncenter" width="507"] Fonte: http://casandosemgrana.com.br/[/caption]

Este tipo de serviço é bastante utilizado em eventos e também em alguns restaurantes. Os convidados se levantam de suas mesas e se direcionam à uma mesa ou ilha onde estão dispostas as travessas com alimentos e o convidado se serve e depois retorna à sua mesa para se alimentar.


É uma modalidade bastante indicada para eventos que atendam à um grande número de pessoas ou reuniões mais informais. Mas é importante lembrar que quanto maior o número de pessoas, mais pontos de buffet devem estar espalhados pelo salão para não formarem aquelas fila quilométricas.


Novamente, nada de bancar o pedreiro.



Serviço Franco-americano


[caption id="" align="aligncenter" width="720"] Fonte: http://www.italianeventos.com.br/[/caption]

Nada mais nada menos que a junção de dois serviços em um mesmo evento. Bebidas, coquetéis, entradas e sobremesa são servidos à mesa, frios, menu principal e a saída são dispostos em ilhas espalhadas pelo salão. Serviço muito utilizado em boa parte dos eventos sociais.






Agora você pode ir à um evento tranquilamente e saber exatamente o que esperar na hora de se servir ou ser servido.


Ficou com dúvidas? Escreva nos comentários ou me manda uma e-mail, vou ficar super feliz em responder!


Fonte: http://pt.slideshare.net/silviocesarmiranda/manual-de-etiqueta-a-mesa