Etiqueta à mesa - O que é o quê?

terça-feira, 5 de maio de 2015 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!

A alimentação, assim como a respiração é uma necessidade básica do ser humano, mas além de necessidade biológica esta também é uma atividade carregada de símbolos e significados. Ao realizar uma refeição ao lado de determinada pessoa não se consome apenas o alimento, mas a companhia, a conversa e a troca de experiências. Você já foi em algum jantar em um lugar maravilhoso mas com uma pessoa extremamente chata? Esse tipo de situação faz com que se perca o apetite ou não se saboreie o alimento da mesma maneira que se saborearia ao lado de uma pessoa agradável.


Logo, podemos concluir que a companhia pode influir muito mais em um jantar, do que a própria comida. Quer outro exemplo? Quando lhe convidam para uma festa o que você espera encontrar lá? Entre tantas outras coisas, comida. Alguma vez você chegou a casa de alguém e essa pessoa não lhe ofereceu nada para comer ou beber, então você pensou: puxa, sequer me ofereceu um copo d'água.


Alimentação está totalmente ligada à sentimentos, símbolos e hospitalidade, por este motivo há tantas regras, normas e protocolos no momento de se realizar uma refeição.


Como eu disse neste post, conhecimento nunca é demais, portanto, que tal aprender um pouco sobre etiqueta à mesa e não passar mais vergonha?


jantar-formal-2


Fonte da imagem.


Já se deparou com uma mesa dessas e se perguntou o que fazer com tantos talheres? O que fazer com tantos copos e para que todos estes pratos?



Mise-en-place


Mise-en-place é um termo francês que significa colocar no lugar, ou seja, esta montagem que você viu na foto acima pode ser chamada mise-en-place. Mise-en-place para uma determinada refeição é a forma como são dispostos os talheres, copos etc.

Sousplat ou Show-plate


Sousplat (termo francês) ou show-plate é este prato prateado que está debaixo de todos os outros pratos. No sousplat não é servido nenhum tipo de alimento, ele somente serve como suporte para que todos os outros pratos sejam colocados por cima.

O sousplat pode ser feito de diversos materiais desde os mais luxuosos até os mais rústicos, como bambu, por exemplo.

Pratos


Em modalidades de serviço americano o mise-en-place se inicia sem nenhum prato em cima do sousplat.

Em outras modalidades o jantar ou almoço pode-se iniciar com o prato e este será servido na própria mesa. Conforme os pratos forem utilizados, estes serão recolhidos e passa-se a utilizar os pratos subsequentes.

Não sabe o que é serviço americano? Aqui eu expliquei tim tim por tim tim!

Talheres


Na mise-en-place são apresentados todos os talheres que serão utilizados durante toda a refeição, assim como os pratos, conforme os talheres são utilizados estes vão sendo retirados.

Os talheres posicionados dos lados direito e esquerdo são utilizados para as refeições, os talheres acima dos pratos são utilizados para sobremesa.

Os talheres são utilizados de fora para dentro, desta forma, os talheres mais próximos dos pratos são utilizados quando servido o prato principal. Esta é a regra de ouro, use sempre os talheres de fora para dentro.

Esta faquinha diferente das demais é utilizada para o corte de peixes. Portanto, quando vir uma dessas no mise-en-place já se pode prever que será servido algum peixe.

Prato e faca de pão


O prato de pão é um prato menor do que um prato de sobremesa e maior do que um pires. É utilizado para apoiar o pão, extremamente comum em refeições européias. Costuma-se posicioná-lo à esquerda e acima do sousplat.

Copos


Assim como os talheres todos os copos a serem utilizados durante o serviço estarão no mise-en-place desde o início. Da mesma forma, conforme estes deixam de ser úteis, vão sendo retirados da mesa, exceto o copo d'água que estará presente desde a entrada à sobremesa.

Em geral são utilizados quatro tipos de copos, o copo d'água pode ser identificado por ser o maior copo e é o que estará mais próximo à faca de mesa e ao lado dos talheres de sobremesa. Ao lado, encontra-se o copo de vinho tinto, o segundo maior, em seguida o copo para vinho branco, o menor de todos, e a taça flute para espumante.

O copo de vinho branco é menor para manter a temperatura da bebida e a taça flute tem este formato alongado para preservar o gás.

[caption id="" align="aligncenter" width="610"] Fonte: http://weshareideas.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/09/tipos-de-ta%C3%A7a-para-cada-bebida-3.jpg[/caption]

Guardanapo


Normalmente é posicionado sobre ou ao lado do sousplat. O guardanapo de pano só é posicionado sobre o sousplat quando não há pratos na mesa.




 

O mise-en-place pode ser alterado de acordo com o cardápio que será oferecido na ocasião.

Exemplos:

  • Caso não haja espumante, a taça flute não deve fazer parte do mise-en-place.

  • Caso não haja peixe no cardápio não há necessidade de inserir uma faca para corte de peixes.

  • Se a sobremesa for líquida, posiciona-se apenas a colher de sobremesa, sendo eliminados o garfo e a faca de sobremesa.


 Mise-en-place completo!




Fonte: http://pt.slideshare.net/silviocesarmiranda/manual-de-etiqueta-a-mesa

Foi útil para você? Compartilhe com seus amigos!
Caso esteja com alguma dúvida, escreva nos comentários =)