#10 dicas para os convidados curtirem e não estragarem o grande dia!

terça-feira, 21 de julho de 2015 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!



Ao participar de eventos da família, amigos e até mesmo eventos nos quais trabalho, vejo que muitas pessoas cometem alguns erros na maneira de se comportar.

Todo convidado, ao frequentar um evento, seja um casamento, uma festa de debutante, um aniversário, bodas, qualquer que seja o evento, deve ter um pensamento em mente, por mais que haja uma pessoa homenageada, ou em evidência no evento, no fim das contas, tudo o que foi preparado, foi pensando em cada convidado.

Afinal, quem vai aproveitar mais o evento serão os convidados. Sempre digo que eventos são gestos de amor, e quando digo isso não falo a respeito somente do amor entre uma noiva e um noivo ou dos pais por uma filha, mas também dos anfitriões pelos convidados e dos convidados pelos anfitriões.

Portanto, pense nos anfitriões no momento de curtir o evento e procure fazer o máximo para colaborar para que o dia seja perfeito!

#1 - R.S.V.P.


Se no fim do convite você vir essa sigla, significa que os noivos querem que você confirme sua presença, logo após essa sigla você encontrará um telefone, e-mail ou o link de um site. Ligue, mande e-mail ou confirme pelo site se você irá ou não e quantas pessoas estarão com você.

R.S.V.P. significa Répondez S’il Vous Plait, que significa, responda por favor. Para os noivos é importante saber se você vai ou não, porque eles pagam caro por cada convidado, caso você não compareça, eles podem convidar outra pessoa.

Atenção ao convite!

Normalmente junto ao convite costuma vir alguns papéis menores em que está escrito convite individual. Fique atento à quantidade de convites individuais que os noivos lhe enviaram. Se eles lhe enviaram 4 (quatro) convites, isso significa que eles esperam que você vá e leve mais 3 (três) pessoas com você.

#2 - Nunca leve pessoas a mais!


Como disse anteriormente, os noivos pagam um valor fechado por pessoa e caso ultrapasse o número de convidados que os noivos estipularam, eles deverão pagar pelo excedente e alguns buffets costumam até a cobrar multa.

Se a sua família for numerosa, pode acontecer de os noivos terem se confundido e colocado um convite a menos ou a mais. Entre em contato com os noivos e verifique se houve algum erro. Claro, com muita educação. Os noivos estão realizando muitas tarefas ao mesmo tempo durante os preparativos para o casamento, portanto, erros são mais do que comuns, não pense que é algo pessoal.

#3 - O branco é permitido somente para a noiva!


Essa dica pode parecer batida, mas como assessora vejo que é muito comum convidados utilizarem o branco em casamentos. Algumas tradições permanecem para sempre, e não cabe a nós, convidados, querer muda-las. O casamento é o dia em que a noiva deve brilhar, portanto, deixe o branco em casa e use outra cor.

#4 - Os noivos já tem um fotógrafo!


Eles não precisam que você se esforce para conseguir o ângulo perfeito no momento exato em que cai uma lágrima da noiva. Eles pagaram pela foto e filmagem e asseguro que pagaram caro. Não é justo você estragar as fotos e a filmagem esticando seu braço ou o pau de selfie para tirar uma foto. Ou entrando atrás do padre ou pastor para filmar os noivos de frente.

#5 - Cuide das crianças


Você tem filhos? Então cuide para que nenhum acidente ocorra. Principalmente enquanto os garçons estiverem servindo as entradas, bebidas e o jantar. Evite que seus filhos fiquem correndo brincando de pega-pega ou esconde-esconde no meio do salão de festas.

Acredite, acidentes feios podem ocorrer e além de o seu filho ou filha se machucar, você ainda vai deixar os noivos bem chateados.

#6 - Presentes


Hoje em dia, na maioria dos eventos como casamentos e festas de 15 anos é comum disponibilizar uma lista de presentes em lojas como Extra, Preçolandia, etc. Se você tem dúvidas se o anfitrião fez ou não lista de presentes em alguma loja, verifique o convite que lhe foi enviado, normalmente, ao final do convite consta esse tipo de informação. Na maioria das vezes, é possível efetuar a compra on-line ou na loja física, ficando a critério do convidado para escolher o que for mais conveniente.

Por que comprar um presente da lista? Primeiramente porque você terá a segurança de ter escolhido algo que o anfitrião realmente irá gostar. Afinal, cada item da lista foi escolhido a dedo, portanto, qualquer item que você comprar irá agradar. Outro ponto importante é a possibilidade de converter o valor do presente em créditos para adquirir algo que tenha um valor um pouco mais alto mas que tenha maior prioridade para o anfitrião.

É muito comum, principalmente em casamentos, os noivos ganharem 3 (três) ou 4 (quatro) ferros de passar roupa, mais de uma batedeira, panela de arroz. A lista de presentes minimiza esse tipo de situação e permite que os noivos possam trocar os presentes repetidos.

#7 - Largue do pé dos noivos!


Eu disse noivos porque esta situação é muito mais comum em casamentos, todos ficam emocionados e querem parabenizar os noivos e tirar uma foto. Mas é importante entender que os noivos tem um cronograma a seguir no dia do evento, são muitas atividades e cumprimentar os convidados é uma delas.

Portanto, não fique correndo atrás dos noivos, interrompendo as sessões de fotos, ou até mesmo durante o momento em que eles estiverem se alimentando para cumprimenta-los, haverá um momento específico em que os noivos passarão de mesa em mesa para cumprimentar um a um, cada convidado. Desta forma, aproveite a festa e permita que os noivos aproveitem também.

#8 - As lembrancinhas são para todos!


Fico muito triste ao ver os convidados acabarem com os bem casados e com as lembrancinhas antes mesmo de acabar o evento. As lembrancinhas são feitas para serem entregues no momento em que o convidado vai embora e não são infinitas, ou seja, os noivos ou a debutante, calculam uma lembrancinha para cada pessoa, não é certo levar mais de uma, desta forma, alguém ficará sem.

Muitas vezes as pessoas querem levar para alguém que não compareceu ao evento, o que também não é legal. Independente do motivo da ausência não cabe ao convidado levar lembrancinhas para outro. Caso os noivos queiram, eles podem sim, separar a lembrancinha e entregar posteriormente.

#9 - Seja educado com quem está lhe servindo!


Vou entrar no mérito de valores humanos, mas creio que seja necessário para que se possa entender o que quero dizer. Desde pequena aprendi que todas as pessoas devem ser tratadas igualmente, independente de ser rico, pobre, negro, branco, mestiço, independente da profissão ou qualquer que seja o adjetivo.

Por este motivo, aprendi a tratar à todas as pessoas bem, inclusive aqueles que estão me servindo. Não é raro, aliás, é recorrente o desrespeito de diversos convidados com as pessoas que estão trabalhando no evento, principalmente com garçons. E uma coisa posso afirmar, isso acaba com o evento, os anfitriões organizam, planejam, sonham e os convidados jogam tudo por água abaixo.

Eu mesma já fui desrespeitada diversas vezes. É importante entender que todos os membros envolvidos na organização do evento estão fazendo exatamente tudo o que os anfitriões pediram. É extremamente injusto com os anfitriões e também um desrespeito com os envolvidos na organização.

#10 - Os arranjos das mesas não são lembrancinhas para serem levados para casa!


É muito constrangedor quando os convidados começam a levar os arranjos das mesas e precisamos avisa-los de que não é permitido. Os arranjos são apenas elementos decorativos, se for permitido levar os arranjos embora haverá um cartão informando, caso não tenha, não pegue-o. Se quiser, pergunte à assessora e sua equipe, mas nunca aos noivos ou seus pais.




Espero que essas dicas possam ajudá-los, anfitriões e convidados. O dia do casamento ou da festa de 15 anos é um dia mágico, que por meses, até mesmo anos,  foi planejado e sonhado. Em sinal de carinho e respeito, colabore para que este dia seja inesquecível. Não de maneira negativa, mas de maneira positiva.