Por que as pessoas insistem em se casar?

sexta-feira, 17 de julho de 2015 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!



Essa pergunta veio a minha cabeça durante a noite, enquanto estava deitada ao lado do meu esposo, ele teve um dia bem agitado, pude perceber por sua respiração forte e pelo sono profundo. Foi quando me veio à cabeça esta pergunta: por que as pessoas insistem em se casar?

Antigamente, nós sabemos que existia o costume de os pais escolherem os maridos de suas filhas e muitos dos casamentos eram mais jogos de interesse do que qualquer outra coisa. Além do mais, era inaceitável para a sociedade um casal de namorados que vivesse como marido e mulher, além do fato de a pureza da mulher ser extremamente importante.

Hoje em dia, esses costumes foram deixados para trás, mas mesmo assim as pessoas buscam o casamento. Já vi vários casais que moravam juntos há anos e um dia decidiram se casar, então eu percebi que da mesma maneira que o casamento deixou de ser um "negócio", uma transação financeira, ele passou a ser um SONHO!

Como disse neste artigo, muitas mulheres passaram a vida inteira lendo livros, assistindo filmes, séries, indo à casamentos e sonhando, imaginando quando e como seria o grande dia delas.

Quando eu era pequena era muito difícil ver casais separados, acho que não tive nenhum amiguinho ou amiguinha cujos pais não estivessem juntos, o que está bem diferente hoje, na minha concepção, de acordo com o que tenho visto ao meu redor, o número de divórcios tem aumentado mais e mais. Assim, não faz sentido as pessoas buscarem se casar, principalmente se já vivem como marido e mulher.

Foi quando eu olhei para mim mesma e pensei: porque eu me casei?

Inicialmente eu pensei em milhares de motivos, porque eu me apaixonei, porque eu sonhava em dormir e acordar ao lado da pessoa amada e todas essas respostas que muita gente acha brega, mas me desculpem, sou uma romântica irrecuperável!

Mas então eu pensei, essas não são respostas para a minha pergunta, são diversos motivos que me levaram a me casar, mas por que eu me casei? Então o meu coração respondeu: porque eu acredito no amor.

Casamento não é um conto de fadas, para mim, casamento é uma aventura, principalmente em determinado período do mês, quando os hormônios femininos fazem loucura com a nossa cabeça. Eu acho muito legal esse desafio de duas pessoas diferentes, afinal, por mais que um casal seja o mais parecido possível, eles são diferentes, tiveram criações diferentes. Pois bem, duas pessoas diferentes em um mesmo ambiente buscando viver e se amar.

Antes de me casar eu pensava, será que ele vai pegar a manteiga com faca ou com colher? Ele vai esquecer a toalha em cima da cama? Será que ele vai largar os chinelos em qualquer lugar da casa? De que lado da cama cada um vai dormir? Questões banais, mas que enchiam meus pensamentos e no fim das contas, tudo acontece tão naturalmente.

Por que a pessoas insistem em se casar?

Porque elas querem viver essa aventura do felizes para sempre, porque elas acreditam que com amor tudo fica mais fácil, porque elas acreditam que a vida é muito mais gostosa quando compartilhada.

E se você fica aí preso nas estatísticas analisando o crescimento ou queda do número de casamentos e divórcios, uma dica: amor não se expressa em números.