#5 lições que Walt Disney pode nos ensinar para uma festa inesquecível!

domingo, 23 de agosto de 2015 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!



Ultimamente tenho estudado um pouco sobre o caso de sucesso do famoso Walt Disney, afinal, acredito que as pessoas sempre tem algo a nos ensinar, para quem não sabe Walt Disney pode ser chamado de o pai do Mickey Mouse, hoje seu nome está associado à indústria cinematográfica e ao complexo de parques mais famoso do mundo, sonho de consumo de crianças e adultos.

Eu sei que pode parecer estranho associá-lo ao processo de organização de um evento, principalmente um casamento ou uma festa de 15 anos, mas algumas das políticas e culturas adotadas na empresa podem nos ajudar e muito a fazer com que nossos eventos sejam inesquecíveis.

Para começar, algumas semelhanças entre sua festa e a Disney está no fato de que o principal ativo para que sua festa seja um sucesso, são os convidados, partindo do princípio de que não existe festa sem convidados, eles são um ativo de extrema importância. Para Walt Disney, seus convidados também são muito importantes, para ele, todas as pessoas que frequentam os parques são chamadas não de clientes, mas convidados.

Além disso, a Disney não conta com colaboradores, mas com um elenco, sim, todas as pessoas que trabalham na Disney fazem parte de um elenco cujo principal objetivo é criar felicidade proporcionando o melhor em entretenimento para pessoas de todas as idades e por todas as partes. Mais uma semelhança, que noiva não deseja que sua festa seja super animada e que todas as pessoas estejam felizes? Pois bem, vamos ver cinco lições que Walt Disney pode nos ensinar para ter uma festa inesquecível e tentar aplicá-las ao nosso contexto.

#1 - Fantástica atenção aos detalhes


A Disney é conhecida por sua constante obsessão aos detalhes, você sabia que a cada 8 metros você encontra uma lixeira? Pois é, essa é a média de distância que uma pessoa percorre segurando seu lixo, após isso a tendência é que a pessoa jogue o lixo no chão. Nos quartos dos hotéis do complexo Disney você pode encontrar dois olhos mágicos, um para ser utilizado por um adulto e outro para ser utilizado por uma criança.

Perceba o quanto os detalhes são importantes, no primeiro caso, podemos perceber que até mesmo os cestos de lixo foram dispostos de maneira estratégica com dois objetivos, manter a limpeza e o conforto de seus "convidados", afinal, é muito chato ficar procurando por um cesto de lixo não é? No segundo caso, percebemos a preocupação com todos os públicos que frequentam os parques.

Portanto ao planejar e organizar sua festa procure observar o máximo de detalhes possíveis visando sempre o conforto e se atentando sempre à todos os públicos que estarão presentes na sua festa. Por exemplo, acessibilidade ao local da festa por pessoas cuja mobilidade seja reduzida, como cadeirantes, idosos ou pessoas obesas, opções de alimentação para pessoas que possuem restrições alimentares. Outro exemplo é em relação ao espaço, como por exemplo a quantidade de mesas no salão, caso seja muito grande pode afetar a circulação, ou a quantidade de cadeiras em uma mesa, o que pode prejudicar a acomodação dos convidados, se o evento for em uma época quente se atentar à refrigeração do local, além, é claro, dos diversos mimos que você pode oferecer aos seus convidados.

Lembre-se, detalhes são extremamente importantes!

#2 - Tudo mostra entusiasmo


Infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer os parques da Disney, mas o que muitas pessoas comentam é que ao chegar nos parques, até mesmo no estacionamento você já começa a se divertir e é tomado por uma grande empolgação, um grande entusiasmo.

O que podemos entender com isso? A cenografia é um ativo de extrema importância para criar um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis e queiram se divertir, queiram aproveitar aquele momento.

Sabe aquele momento mágico em que você chega à uma festa e dá de cara com uma linda decoração, um lindo bolo, e fica encantada? Pois bem, é isso que devemos buscar ao realizar um evento e este entusiasmo deve ser transmitido pelo local, pela decoração e também pelas pessoas que estão trabalhando no evento.

#3 - Crie momentos mágicos


O que são momentos mágicos? Momentos em que seu convidado fique encantado, emocionado, feliz, surpreso, enfim, momentos mágicos são momentos memoráveis, momentos que ficam guardados para sempre na memória dos convidados e que serão lembrados por muitos e muitos anos.

Uma família que faz uma visita aos parques da Disney se lembrará dos momentos vividos naquele local para sempre, com a sua festa não deve ser diferente, ela deve ser inesquecível.

Muitas festas acabam sendo cansativas para os convidados por se tratarem somente dos anfitriões, voltar a atenção da festa para os seus convidados pode ser uma ótima estratégia para que eles se sintam parte daquele momento, se sintam importantes.

#4 - Supere expectativas


Para Walt Disney superar expectativas é um dever a ser cumprido. Por exemplo, ao chegar ao estacionamento dos parques é normal esperar que este seja um momento chato em que você deve ficar dando voltas e mais voltas procurando por uma vaga, sabe aquela experiência de ficar procurando por uma vaga no shopping? Chato não é, pois bem, até nisto foi pensado.

Segundo relatos de uma professora da faculdade ao chegar ao estacionamento você é recebido por idosos com chapéus que remetem aos desenhos da Disney que te ajudam indicando onde há vagas, para que lado seguir e ao mesmo tempo procurando divertir os "convidados". Ou seja, a diversão se inicia no próprio estacionamento!

Isso é superar expectativas, para que sua festa seja inesquecível procure pensar em ações, itens que as pessoas esperam encontrar e tente ofertar algo inovador ou algo a mais.

#5 - A magia do atendimento


Ponto importantíssimo! O que você prefere? Ser recebido em uma festa por alguém bem humorado e com um sorriso no rosto ou por alguém que claramente não gostaria de estar ali?

Uma vez li em um lugar sobre uma pessoa que foi fazer uma entrevista de emprego para fazer parte do "elenco" da Disney, esta pessoa era muito bem qualificada e atendia à todos os requisitos, no entanto, alguns dias após a entrevista recebeu uma carta que dizia algo parecido com isto: obrigado por querer fazer parte de nosso elenco, realmente você possui ótimas qualificações, no entanto, percebemos que você não deu bom dia, nem foi cordial com nenhuma das pessoas que lhe atendeu no dia em que veio nos visitar, portanto, acreditamos que esta empresa não é a ideal para você.

Que lição podemos tirar disto? Seja extremamente criterioso ao procurar pelas pessoas que vão trabalhar no seu evento, um bom atendimento faz parte do processo de encantamento do convidado, portanto, procure por empresas que entendam que estão colaborando para a realização de um sonho, que não estão prestando mais um serviço, mas que entendam que são parte integrante do sucesso do seu evento.




Ai ai, só de falar em Disney dá uma vontade de ir para lá, não é? rs rs

Espero que tenha te ajudado de alguma maneira, mas me conta, gostou? Tem algo a acrescentar? Escreva nos comentários.

Fonte da imagem: Dreamtour.

Fontes de pesquisa: José Ricardo Noronha e Ideia de Marketing.