Devocional: não olhe para trás!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!

Texto base: Lucas 17:20-37

Esta passagem narra o momento em que Jesus foi questionado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus. Jesus muito sábio, sempre falou com simplicidade, utilizando parábolas e exemplos da própria bíblia, neste momento ele compara a vinda do Senhor com a destruição de Sodoma e Gomorra.

Embora a passagem seja sobre a vinda do Senhor Jesus e sobre a destruição de Sodoma e Gomorra, eu gostaria de refletir um pouco sobre a atitude de uma certa mulher, cujo nome sequer é citado na bíblia. No livro de Gênesis no capítulo 19 vemos uma narração sobre a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, local onde Ló habitava com sua família. Devido a oração que Abraão fez no capitulo 18, Deus permite que Ló fuja para que não seja destruído junto com a cidade. Desta forma, o Senhor envia dois anjos à casa de Ló para o alertarem sobre o que estava prestes a acontecer e rogassem para que Ló fugisse com sua família para não ser atingido. Em Gênesis 19:17 um anjo diz à Ló:

“Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas ou você será morto!"

A mensagem é clara, FUJA, NÃO PARE E NÃO OLHE PARA TRÁS, mesmo assim a bíblia nos conta que a mulher de Ló olhou para trás e como consequência, se tornou uma estátua de sal. A pergunta que vem a cabeça é: POR QUE ELA OLHOU PARA TRÁS?



Vou me colocar no lugar dela, quem sabe fique mais fácil de responder à essa pergunta. Tudo que a gente conquista nessa vida, pelo menos para a maioria das pessoas, é com bastante esforço, muito trabalho duro, suor e dedicação, o que faz com que cada conquista se torne especial. A compra de uma casa, um carro, o emprego dos sonhos, todas essas coisas só são possíveis com muito trabalho duro.

Imagina se um dia chegarem e disserem, vá embora dessa cidade, vá para um lugar desconhecido, onde você não terá família, amigos, onde não há uma casa para você, ou um carro, emprego, imagina ter que começar tudo do zero? Sem nada, somente com a roupa do corpo? Infelizmente, ainda sou apegada com algumas coisas, imagina ter que sair correndo sem poder levar meu celular, meu violão ou meu computador?

Agora eu até entendo porque ela olhou para trás, porque existem algumas coisas que, independente de elas nos afastarem ou não de Cristo, elas são importantes para nós. Quando eu decidi me casar eu tive que abrir mão de alguns sonhos, morar no Canadá é um deles, mas depois de casada, me peguei em alguns momentos pensando naquilo que eu tive que abrir mão, e fiz exatamente como a mulher de Ló.

Quem sabe naquele momento ela possa ter desejado voltar para a cidade para passar ao menos alguns minutos a mais naquele lugar onde existia tudo o que era importante e tudo que ela conhecia. Talvez você não saiba, mas o que Deus quer oferecer para nós é algo novo, creio que Deus gostaria de oferecer algo novo para aquela mulher e para aquela família, uma nova chance, uma nova esperança. Mas muitas vezes, quem anula as bênçãos de Deus nas nossas vidas, somos nós mesmos. Hoje eu sei que os sonhos dos quais abri mão, não chegam nem perto dos sonhos que hoje o Senhor tem colocado no meu coração, e estes, eu não troco por nada.

Mais da metade do ano já se passou e como tem sido este ano? Me refiro à nossa vida espiritual, porque mesmo em meio às dificuldades o Senhor nos dá forças para continuar caminhando. Mas e a nossa vida espiritual? Ela depende exclusivamente de nós, do nosso contato, da nossa intimidade com Deus.

Eu creio que Deus tem nos chamado para uma mudança profunda nesse quadro, e Ele não quer saber do que ficou para trás, Ele apenas nos chama para olhar para frente, tomar a nossa cruz e o seguir sem olhar para trás, sem pensar no que teremos que deixar. Será que vale a pena renunciar ao chamado de Deus para permanecer alimentando aquele pecado de estimação?

E agora eu pergunto, quem ou o que tem sido prioridade nas nossas vidas?

Emprego? Família? Igreja? Diversão? Estudos? Dinheiro?

Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas. Coloquemos Deus no controle, no centro, que ele seja prioridade nas nossas vidas, porque perder a vida por amor dEle é ganhar a vida eterna.
“Portanto, se alguém, está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas."

Fonte da imagem: O quinto andar.