Receita: bolo de caneca de chocolate (fofinho e sem cheiro de ovo!)

segunda-feira, 14 de setembro de 2015 Postado por: Maria Carolina Costa 1 COMENTÁRIOS



Sabe aquela vontade de comer um bolo bem quentinho no fim da tarde? Pois bem, eu sinto quase todos os dias, rs rs, e para saciar não tem jeito, preciso fazer um bolo, mas às vezes não adianta fazer um bolo enorme para saciar a vontade de comer só um pedaço, por isso que o bolo de caneca é tão legal.

Ele já teve seus momentos de fama mas eu nunca achei uma receita que fosse realmente gostosa, o cheiro forte ou o gosto de ovo sempre persistia e no fim das contas, o que era para ser gostoso acabava me deixando mesmo é desgostosa, além do fato de que era necessário comer tudo antes que esfriasse, afinal, depois de frio, virava uma pedra.

Semana passada eu estava louca para comer um bolinho e arrisquei uma receita que achei no blog Two Bee e confesso que amei, principalmente pelo fato de que não é necessário colocar um ovo inteiro, por este motivo, não senti qualquer cheiro ou gosto de ovo e mesmo depois de frio consegui comer sem problemas, vejam a receita abaixo:

Ingredientes:

  • 4 col. sopa de farinha de trigo

  • 4 col. sopa de chocolate em pó (sem açúcar)

  • 2 col. sopa de açúcar (coloquei 6 col. rasas de nescau, em vez do chocolate e do açúcar)

  • 2 col. sopa de ovo (previamente batido.. com o garfo mesmo.. só pra misturar a clara e a gema)

  • 3 col. sopa de óleo

  • 3 col. sopa de leite

Modo de fazer:

Eu prefiro misturar tudo em um recipiente para depois colocar dentro da caneca, assim a caneca não fica toda suja, mas se quiser, pode fazer direto na caneca que vai ao microondas.

Bata o ovo com um garfo, ou mixer (o que você preferir), depois adicione os ingredientes secos na caneca ou outro recipiente e misture com os líquidos até que fique uma massa homogênea.

Substitui o chocolate em pó por achocolatado (Nescau), eliminei o açucar e adicionei 6 colheres ao invés de 4 de chocolate em pó.

A Bia do Two Bee, ainda adicionou um pouquinho de canela, eu não testei, mas deve ficar ainda mais gostoso.

Coloque por volta de dois a dois minutos e meio no microondas e seja feliz!

Se quiser coma sem cobertura ou faça como eu, fiz brigadeiro (leite condensado e achocolatado) e coloquei por cima, e de quebra ainda coloquei 2 quadradinhos de chocolate.



Faz e me conta o que achou? Espero que goste!