Cerimonial tradicional para debutantes!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015 | Comente!



Uma das coisas que mais gosto nesse mundo dos eventos é que embora algumas tradições sejam bem antigas, muitas pessoas ainda procuram segui-las, é claro que as intenções mudaram, antigamente uma festa de 15 anos era para apresentar uma menina à sociedade para que seus pretendentes a conhecessem e esta pudesse ter um bom casamento.

Hoje, além de muito mais pessoas terem acesso à esse tipo de evento podemos perceber que a intenção é completamente diferente, enquanto os pais preocupavam-se em fazer uma festa para conseguir um bom casamento para suas filhas, hoje a preocupação é em realizar um sonho, homenagear.

Por este motivo acredito que as festas de debutante nunca saem de moda e com o passar do tempo elas tem sido repaginadas e tem se adequado ainda mais à identidade da aniversariante, romântica, moderninha, tradicional etc.

Até hoje muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona o cerimonial de 15 anos que é um dos pontos altos da festa, por este motivo vou mostrar para vocês passo a passo como funciona a cerimônia, mas antes disso, vamos a algumas observações:

Observações:

#1 - Mestre de Cerimônias

É imprescindível a presença de um mestre de cerimônias, que nada mais é do que uma pessoa que irá narrar cada momento da cerimônia e fará com que as pessoas entendam a ordem dos acontecimentos.

#2 - Assessoria

Enquanto o mestre de cerimônias narra os acontecimentos a assessoria fica responsável por dirigir os acontecimentos, assegurando que tudo aconteça em sincronia.

#3 - Assessoria X Mestre de cerimônias

Infelizmente, um não pode fazer o trabalho do outro, afinal, são competências totalmente diferentes e é impossível uma só pessoa narrar o cerimonial e ainda ficar correndo de um lado para o outro organizando a cerimônia.

#4 - Música de fundo

É importante escolher uma música específica para cada momento para que a cerimônia fique mais emocionante.



Abertura do cerimonial
O mestre de cerimônia costuma ler uma breve homenagem à debutante.

Início do cortejo
O mestre de cerimônia anuncia cada entrada e chama cada casal pelos nomes.
- Entrada dos familiares (pais, irmãos, avós, padrinhos etc)
- Entrada dos príncipes de honra e das damas

Entrada da aniversariante
A aniversariante deve caminhar até determinado ponto onde encontrará com o príncipe de gala e então será conduzida até uma poltrona preparada exclusivamente para ela.

Durante a entrada da debutante é interessante colocar uma música marcante, além disso costuma-se usar alguns efeitos como fumaça e fogos indoor.

Entrega da Jóia
A entrega da jóia costuma ser feita pelo pai, avô ou padrinho da debutante.

Troca do sapato
Neste momento é importante que a debutante permaneça sentada enquanto seu pai efetua a troca do sapato. Para efeio de fotografia é interessante que a debutante cruze as pernas para um lado para que se troque o sapato do pé que está suspenso, depois cruze as pernas para o outro lado para que então seja trocado o sapato do outro pé.

Este momento simboliza a independência da debutante, significa que esta está apta a tomar suas próprias decisões e seguir seus próprios caminhos.

Passagem da boneca
Neste momento é entregue uma boneca à aniversariante (pode ser uma boneca de pano ou até mesmo uma Barbie) e então a debutante entregará esta boneca para sua irmã mais nova ou alguma outra criança da família previamente escolhida e trajada para a ocasião.

Representa a transição de menina à mulher, deixando de lado as brincadeiras da infância.

Homenagens
Neste momento costuma-se realizar as homenagens tanto preparadas para a debutante como homenagens que a debutante preparou para seus pais, amigos etc.

Retrospectiva da vida da debutante
Caso a debutante não esteja posicionada em frente ao telão é interessante posicionar uma cadeira ou poltrona para que a mesma possa assistir à exibição da retrospectiva.

Valsas
Após a retrospectiva são iniciadas as valsas, neste momento não é necessário que seja tocada a música inteira.
a) A primeira valsa é executada com o pai da aniversariante.

b) A segunda valsa é executada com alguém escolhido pela debutante, pode ser o avô, tio, padrinho, irmão etc.

c) A terceira valsa é executada com o príncipe de gala e os 15 casais. Neste momento a debutante dança sozinha com o príncipe enquanto apaga as velas, depois de todas as velas terem sido apagadas então todos os casais começam a dançar, momento ideal para uma chuva de prata.

Entrega de lembrancinha aos casais
Para otimizar o tempo, após a valsa os casais voltam ao posicionamento inicial e então a debutante entrega as lembrancinhas uma a uma para as damas e os príncipes de honra.

Parabéns
Após a entrega das lembrancinhas a debutante e seus familiares dirigem-se à mesa do bolo ou o bolo é levado para o centro da pista de dança, neste momento é cantado o parabéns e feito um brinde.

Sessão de fotos
Após o parabéns inicia-se a sessão de fotos com os casais.




A cerimônia é um pouquinho longa mas super emocionante, espero que ajude à quem estiver precisando e como sempre, continuo à disposição para qualquer dúvida!

Fonte da imagem.