Chá de panela, como organizar?

sexta-feira, 16 de outubro de 2015 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!



Organizar eventos é muito gostoso, eu sou suspeita para falar, eu sei, mas tem gente que costuma ter um pouco de dificuldade, portanto para dar uma forcinha decidi escrever esse post com algumas dicas para te ajudar.

Peça ajuda

É muito mais legal organizar uma pequena comemoração quando se tem pessoas ajudando e dando ideias, peça para as madrinhas lhe ajudarem.

Data,  local e lista de convidados

O primeiro passo é definir a data, costuma-se fazer com um mês de antecedência ao casamento e no máximo três meses.

Para definir o local é interessante saber quantas pessoas estarão presentes, aproveite a já providencie uma lista de convidados, você pode tanto fazer somente com as mulheres como também com homens e mulheres.

Sabendo a quantidade de pessoas já é possível definir o local, caso seja necessário locação de um espaço, verifique a disponibilidade, valores e efetue a reserva.

Não se esqueça de verificar se o espaço possui toda a infraestrutura necessária, mesas, cadeiras, cozinha equipada com geladeira, freezer, forno, fogão etc.

Convites

Definir como serão os convites e como serão entregues, caso sejam impressos você enviará pelos correios ou entregará em mãos, fará o convite por telefone, por e-mail?

Lista de presentes

Faça uma lista de presentes em lojas, fica mais elegante do que informar o que deseja ganhar no próprio convite e o convidado fica livre para escolher o que acha que seja mais útil.

Para os convidados saberem onde você fez sua lista, coloque a informação no próprio convite.

Tema e decoração

Defina se o chá terá algum tipo de tema ou se será somente um chá tradicional, caso opte por um chá de temático há uma série de ideias, você pode se inspirar na profissão dos noivos, ou em uma cidade (New York, Londres, Paris, Bahia etc), festa junina, coca-cola etc.

Sabendo qual será o tema da festa você pode partir para a decoração, decida se irá contratar uma empresa de decoração ou não, caso não contrate organize-se bem para providenciar todos os itens necessários para a decoração.

Alimentação

Você irá contratar um buffet? Se sim, verifique se o bolo e docinhos (inclusive doces para decorar a mesa) estão inclusos no pacote que você pretende contratar,

Se você não for contratar um buffet, pode encomendar salgados, lanches de metro, bolo, fazer os próprios docinhos e pode também pedir aos convidados que colaborem levando um prato doce ou salgado e não se esqueça de providenciar as bebidas.

Se você não contratar um buffet não se esqueça de providenciar os descartáveis (guardanapo, pratinhos, copo, garfinhos, colherzinhas etc).

Entretenimento

Na maioria dos chás é comum haver uma série de brincadeiras, se quiser acesse essa lista de brincadeiras para o chá que publiquei na semana passada para ter algumas ideias de brincadeiras.

É legal também pensar em mais elementos para os convidados se entreterem, como plaquinhas divertidas para tirar foto, acessórios engraçados, fantasias etc.

Não se esqueça de providenciar um som ambiente.

Caso haja crianças presentes na comemoração tome cuidado com as brincadeiras, evite brincadeiras que sejam muito apelativas ou vulgares.

Lembrancinhas

Antes de decidir o que dará de lembrancinha para os seus convidados, lembre-se de quem estará presente, serão apenas mulheres, haverá homens também?

Não se esqueça das crianças, elas sempre querem uma lembrancinha, o ideal é fazer algo especial para elas, a melhor sugestão é uma sacolinha com doces.

Algumas dicas

- Para a decoração vale a pena lançar mão de um bolo fake ou até mesmo substituir o bolo por cupcakes.

- Evite pratos que sejam muito elaborados, não se esqueça que é um chá, no período da tarde, a ideia é que sejam servidos lanches, pequenos canapés e é claro, chá.

- Caso os convidados sejam responsáveis por levar um prato doce ou salgado, deixe separados alguns pratos ou recipientes que sejam mais bonitos para montar uma mesa de alimentos bem bonita.

- Acho muito legal a ideia de cada convidado levar sua receita predileta e montar um livro de receitas para a noiva, para padronizar as receitas, envie junto ao convite um papel de carta onde as convidadas podem transcrever a receita.

- Acho super legal quando as madrinhas ou convidadas gravam um vídeo contando histórias engraçadas que viveram com os noivos ou com fotos antigas etc.

- Está bastante em alta levar algum profissional para dar uma aula rápida aos convidados, no caso do chá de panela, uma professora de culinária seria bem legal para as mulheres e para os homens que tal um especialista em vinhos ou alguém que ensine a fazer coquetéis?