Pós-evento: sete passos para tornar sua festa inesquecível!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!


Pós-evento? O que isso significa para você? Já ouviu essa palavra algum dia?

Pois bem, essa simples palavrinha quando bem trabalhada tem o poder de fixar o seu evento na mente dos convidados e fazer com que ele se torne inesquecível!

Já fui noiva e uma das coisas mais gostosas após o casamento é ver as pessoas comentando sobre o que gostaram, sobre o que foi legal, o que foi diferente etc. Mas acima de tudo isso, ter a festa de casamento sempre lembrada, afinal, depois de casada você sempre se lembrará deste momento com carinho, mas é melhor ainda saber que ele marcou a vida de outras pessoas também.

Há um tempo descobri que essa história de festa de casamento é coisa séria então percebi que seria extremamente importante para mim procurar por capacitação, entender um pouco mais sobre o mercado de eventos em geral, foi quando iniciei minha graduação em eventos, uma das coisas que mais me marcou foi perceber que embora o mercado de eventos precise de profissionais que atuem bem na prática, conhecimento teórico também é essencial.

E foi lá que aprendi o que é pós-evento, mas o que é isso? Pois bem, todo evento tem três fases, o pré-evento, que engloba todas as atividades que devemos fazer antes do evento, o trans-evento, que engloba as atividades do dia do evento e o pós-evento, que engloba as atividades realizadas após o evento.

Mas para um casamento? Como funciona? Sabemos que no pré-evento nós contratamos os fornecedores, convidamos as pessoas, montamos o cronograma etc, no trans-evento nós temos a montagem, o dia da noiva, a cerimônia e a recepção, mas depois disso tudo, o que mais temos que fazer?

Pois bem, em eventos corporativos, eventos com fins lucrativos, sejam musicais, gastronômicos, entre tantos outros, nós costumamos avaliar se o evento foi bem desenvolvido exatamente por meio do pós-evento. O pós-evento que vai fixar na mente dos participantes, patrocinadores e demais envolvidos, a importância do evento e é o que pode torna-lo inesquecível.

Por isso, listarei sete atitudes super legais que você pode tomar para que ninguém nunca mais esqueça o quanto a sua festa de casamento foi maravilhosa!

#1 - Tenha um site de casamento

Ele será muito importante nessa fase após o evento, pois é onde você pode centralizar a comunicação com seus convidados, veja nos próximos itens como ele será importante.

#2 - Disponibilize as fotos do casamento no seu site

As fotos demoram um pouco para serem liberadas pela equipe de fotografia, mas assim que receber as fotos publique-as no seu site para que seus convidados possam acessar, não publique somente fotos suas com seu noivo, publique fotos dos convidados também, assim eles poderão lembrar de que também fizeram parte daquele momento.

A maioria das fotos em que se vê somente os convidados, não vão para o álbum de casamento, portanto, libere estas fotos para que os convidados possam guarda-las.

#3 - Envie um agradecimento para os seus convidados

Os convidados são o ativo mais importante para a sua festa, já viu algum show sem público?

Pois bem, eles gastaram com um presente legal, com roupas novas para o dia da festa e com a locomoção até o local do evento, portanto, por que não agradecer pela presença deles no dia do evento e pelo presente que lhe foi dado?

Você pode tanto enviar cartões de agradecimento pelos correios, entregar em mãos ou enviar por e-mail.

E o mais importante, além de agradecer, deixe o endereço do site do seu casamento e avise que as fotos serão publicadas lá.

#4 - Peça para que os convidados lhe contem sobre o que acharam da sua festa

Sites de casamento como o Zank You tem uma página chamada Mural de Recados. Nesse mesmo e-mail ou cartão de agradecimento, peça aos convidados para lhe deixar um recado no site contando o que acharam da festa, o que mais gostaram.

Isso vai lhe dar uma dimensão da satisfação dos convidados e também fará com que as pessoas fiquem comentando por mais tempo sobre a sua festa.

#5 - Envie sua história para blogs de casamento

Quer algo mais especial do que ver um artigo em algum blog de sucesso contando sobre a sua festa de casamento, mostrando detalhes da organização, decoração etc? Imagina que legal inspirar uma série de leitoras com a sua história e fotos do grande dia?

E não se esqueça de compartilhar nas redes sociais o artigo para que seus convidados vislumbrem a dimensão do evento que eles participaram.

#6 - Agradecimento aos fornecedores

Infelizmente, a quantidade de fornecedores que não cumprem com o que prometem é muito grande, então, por que não agradecer aos seus fornecedores pelo serviço prestado, por cumprirem com o contrato?

Envie um e-mail agradecendo pelo serviço e, assim como no agradecimento aos convidados, envie o endereço do seu site para que eles possam acessar as sua fotos.

#7 - Avalie seus fornecedores em suas fan pages

Gostou do serviço que eles prestaram? Recomende à outros casais que estão em busca de fornecedores sérios, quase todas as empresas hoje em dia possuem uma fan page no Facebook e agora essas páginas tem a funcionalidade de avaliar estes fornecedores com estrelas e escrever um depoimento.



Após tomar tantas atitudes legais tenha certeza de que seu evento estará marcado para sempre na memória dos seus convidados e após finalizar todas as fases do seu evento (pré, trans e pós-evento), está na hora de iniciar a fase, felizes para sempre!

Fonte da imagem.