Quanto custa uma festa de casamento?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016 | Comente!



Não foram poucas as vezes em que ouvi esta pergunta:

Quanto custa uma festa de casamento?

Creio que essa pergunta seja simplesmente impossível de responder, para falar a verdade, é como se fosse um daqueles problemas de matemática em que se pede um resultado de uma soma, multiplicação, enfim, de valores desconhecidos. Mas mesmo descrevendo tudo o que você deseja fazer na sua festa, a resposta ainda continua sendo difícil de ser encontrada.

Afinal, há uma série de fornecedores do mesmo segmento com preços distintos, para públicos distintos então é necessário você ter muito claro o que você espera de cada fornecedor, afinal, não adianta contratar um empresa de foto e vídeo com um valor super baixo e esperar que eles entreguem um serviço que se compara aos fotógrafos de luxo.

Casar é caro?

Sim e não, casar pode ser super barato, mas também pode ser super caro. Isso pode variar tanto de acordo com o que você deseja realizar, uma festa simples na sua casa ou um casamento de luxo na melhor casa de festas da cidade, quanto pela sua percepção sobre o que é caro e o que é barato. Para algumas pessoas gastar 500 mil em um casamento não é caro, para outras é um valor exorbitante.

Como saber o quanto seu casamento custará?

Mas como no título prometi à vocês que diria quanto custa um casamento, preciso responder essa pergunta, mas responderei de uma maneira diferente, te ajudando a chegar no quanto você pode gastar pensando no que você deseja ter na sua festa.

A maioria dos casais iniciam o processo de planejamento do casamento com um número na cabeça, esse número pode ser tanto uma referência, quanto o valor máximo que o casal pode gastar, a partir daí, iniciam-se as pesquisas e o processo de contratação dos fornecedores procurando seguir aquele número inicial, e é nesse momento que o casal entende se aquele número faz ou não sentido.

Para ser sincera, acho que essa é a maneira mais fácil de fugir do orçamento, porque quando o casal decide um valor máximo ele não tem ideia do quanto cada fornecedor pode custar e também não tem claro tudo o que deseja realizar em sua festa, aos poucos eles vão contratando mais e mais serviços, gastando mais e mais e quando percebem já estouraram o orçamento.

Por este motivo creio que o ideal seja colocar em uma planilha, papel, onde você achar mais fácil, tudo o que deseja contratar, tudo que espera ter em seu casamento e fazer uma pesquisa rápida do quanto cada um desses serviços pode custar, assim você consegue chegar em um valor mais aproximado do que realmente você terá que desembolsar.

Tenho que concordar com vocês que isso é muito mais trabalhoso, por este motivo, muitos casais preferem contratar uma assessoria de casamentos para cuidar de todo este processo com base nos gostos do casal e no que eles esperam realizar no dia do casamento.

Priorizar sempre!

Ao chegar no valor existem duas possibilidades, vocês perceberem que gastarão menos do que imaginavam ou perceberem que o valor está muito acima do que vocês estão dispostos a gastar.

Neste momento creio que a solução seja trabalhar com prioridades, procure entender o que é essencial, que não pode faltar na sua festa e o que não é, assim fica um pouco mais fácil de ir descartando algumas coisas para poder diminuir o orçamento.

Além disso, pesquisar o máximo de fornecedores possíveis para cada segmento é muito importante, lembrando sempre que às vezes o barato pode sair caro, portanto, preze sempre pela contratação de profissionais idôneos. Neste momento é muito legal também uma assessoria de casamentos para te auxiliar, tanto na busca por fornecedores que estejam de acordo com suas expectativas e orçamento, quanto fornecedores confiáveis.

Espero que possa ter ajudado, ao menos um pouco, caso tenha dúvidas fique a vontade para colocar aqui nos comentários, vai ser uma prazer poder te ajudar.



Fonte das imagens:

Noivas.net e Novo tempo