Bolo de Cenoura com Brigadeiro

sábado, 3 de junho de 2017 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!

Logo que me casei comecei a testar várias receitinhas, gosto muito de cozinhar então imagina que eu sempre estava testando algo diferente. Tanto que logo no começo, o Rodolfo e eu ganhamos alguns quilinhos porque eu sempre fazia bolo, torta, pão caseiro, mousse, enfim.

Esse bolo é um dos prediletos do Rodolfo, eu nunca tinha feito bolo de cenoura então pesquisei uma receita legal na internet e testei, desde então, faço sempre a mesma receita e sempre faz muito sucesso.

Essa receita é do blog Panelaterapia, já fiz várias receitas desse blog e sempre dá muito certo!

Até sem brigadeiro por cima ele fica uma delícia!

Ingredientes:

  • 1 cenoura grande descascada e cortada em cubos ou rodelas (eu sempre uso umas duas a três cenouras, para mim, quanto mais melhor!)
  • 4 ovos
  • 150ml de óleo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Você pode bater no liquidificador ou no mixer (sempre bato no mixer porque meu liquidificador é muito fraquinho) a cenoura cortada, os ovos e o óleo.

Em um outro recipiente eu já coloco a farinha de trigo e o açúcar peneirados e o fermento. Depois de ter a misturinha bem batida no liquidificador ou mixer, é só despejar no recipiente onde está a farinha, açúcar e fermento.

Você pode misturar com a mão ou na batedeira, eu prefiro na batedeira porque o bolo fica ainda mais fofinho.

Depois disso é despejar em um forma untada e enfarinhada, eu costumo fazer nessa de furo no meio, mas na quadrada sempre dá certo e na redonda também.

Levo ao forno pré-aquecido a 180º por mais ou menos uns 45 minutos.

PS: A Tati do Panelaterapia sugere 200º por cerca de 35 minutos, mas das vezes que deixei a 200º, meu bolo acabou queimando em cima e por dentro ainda estava cru. Então faça de acordo com as especificações do seu forno ou de acordo com os demais bolos que você já fez, todos os bolos eu sempre coloco a 180º aqui em casa.

PS 2: Não abra o forno antes de meia hora, senão o bolo murcha, isso serve para qualquer bolo.

Depois de assado, retire do forno, não deixe lá dentro senão ele murcha, espere esfriar um pouco para você não se queimar na hora de desenformar.

Cobertura:

A cobertura é um brigadeiro comum, sempre faço com uma lata de leite condensado, algumas colheres de achocolatado e uma colher de manteiga/margarina.

Leve o fogo médio mexendo sempre até chegar ao ponto de brigadeiro mole, depois é só despejar sobre o bolo, adicionar confeitos caso queira (eu não tinha) e se preparar para os quilinhos a mais na balança rs rs

PS: De vez em quando, quando quero que a cobertura renda mais, após desligar o fogo, eu adiciono uma caixinha de creme de leite e mexo bastante, fica uma delícia e rende muito mais seu brigadeiro.
Gostou? Me conta aqui nos comentários e se você fizer, me conta como ficou!