Como exportar posts do Wordpress para o Blogger?

terça-feira, 6 de junho de 2017 | Comente!

Você deve estar achando estranho, né? Normalmente as pessoas fazem o caminho oposto e exatamente por isso que eu tive tanta dificuldade para migrar meu blog do Wordpress para o Blogger, afinal, são poucos os tutoriais disponíveis.

Primeiramente, preciso explicar porque fiz essa mudança, desde quando criei o blog em 2015 ele estava hospedado no Wordpress e eu utilizava uma hospedagem do Uol Host, no ano passado quando fui renovar minha hospedagem eles estavam cobrando quase o dobro, então decidi mudar de provedor de hospedagem, foi uma dor de cabeça sem fim, tanto com os detalhes técnicos da mudança como com o Uol Host que queria me cobrar valores indevidos.

Agora em Julho minha hospedagem no Hostgator irá vencer e eu teria que renovar e novamente, valores absurdos, então comecei a procurar por alternativas. Primeiro criei um blog no Wordpress.com e pesquisei a possibilidade de apontá-lo para o meu atual domínio, para tal eram cobrados valores em dólares (amor, não tô pagando nem em real, você quer me cobrar em dólar? kkkk) e depois pesquisei a possibilidade de apontar meu domínio para um blog hospedado (gratuitamente) no Blogger, para minha alegria e surpresa, eu poderia continuar utilizando meu domínio e ter uma hospedagem gratuita.

E aí que a começar a dor de cabeça com os detalhes técnicos desse processo todo. Primeiro eu tinha que ter certeza de que conseguiria exportar meus 300 posts publicados para cá e essa foi uma dor de cabeça que demorou para passar, por isso, quero dividir com você que talvez se encontre na mesma situação que eu, o que eu fiz para resolver.

Exportar posts do Wordpress

Caso não saiba como exportar seus post do Wordpress, acesse este link, nele você encontrará um tutorial bem fácil para te ajudar.


Blogger não suporta o tipo de arquivo .xml criado pelo Wordpress

Eu demorei um pouco para descobrir isso, então eu simplesmente pegava meu arquivo de exportação do Wordpress e fazia o upload no Blogger, ele ficava carregando para sempre e nunca importava nada.

Então eu descobri que eu teria que converter meu arquivo de exportação para um formato que o Blogger conseguisse ler.

Para tal eu precisei utilizar o link abaixo:


Neste link você clica em "choose file" e depois em "convert" e depois é só fazer o download do arquivo, com este arquivo em mãos, vamos importar nossos posts para o blogger.


Importar posts no Blogger

No seu painel de controle do Blogger, no menu lateral clique em "Configurações".
Será aberto um submenu onde você irá clicar em "Outro".
Clique no botão "Importar conteúdo" e selecione o arquivo de exportação que fizemos o download anteriormente.
O Blogger vai criar os posts automaticamente e você só precisa conferir se subiu tudo certinho. Talvez você assim como eu tenha problemas com as imagens, a maioria das minhas imagens estavam hospedadas no Wordpress então eu tive que ir alterando post por post.

Mas caso suas imagens estejam hospedadas em outros servidores como o Photobucket ou Tinypic e tiverem sido chamadas para o post pelo link, elas vão aparecer normalmente nos seus posts recém importados.

Espero que eu tenha ajudado, foi algo que deu trabalho para eu conseguir resolver então ficarei feliz se tiver ajudado outras pessoas.

Fonte da imagem: Melina Souza