Livro: Divergente - Verônica Roth

sexta-feira, 23 de junho de 2017 Postado por: Maria Carolina Costa COMENTE!

Sinopse

Beatrice, uma jovem de 16 anos vive em Chicago, mas não é a Chicago que conhecemos e vemos nos filmes, é uma Chicago cercada por muros para proteger àqueles que sobreviveram a grande guerra. Os remanescentes desta guerra instituíram um novo modo de governar em que o povo é dividido em cinco grupos, denominados facções, o objetivo: se reconstruir após a guerra e permitir a manutenção da paz.

Beatrice nasceu e foi criada no grupo que se denomina como abnegação, estes podem ser identificados como aqueles que usam somente vestes cinzas, não possuem vaidade, nem fartura de bens, procuram se distanciar ao máximo do egoísmo para ajudar ao próximo, suas necessidades sempre são colocados após as necessidades do outro e por este motivo, a liderança do governo está em suas mãos. A facção denominada como amizade é a responsável pela produção dos alimentos, são eles que trabalham com a terra para fornecer o suprimento de alimentos para o restante das facções, a amizade procura não se envolver nas questões do governo e seus membros podem ser facilmente identificados pelas roupas coloridas e o sorriso no rosto.

A audácia é a facção que abriga os mais audaciosos, corajosos e destemidos indivíduos, estes são responsáveis pela proteção da cidade e de seus membros, são facilmente identificados pelas roupas pretas, tatuagens e por estarem sempre correndo. A erudição é a facção que mais valoriza o conhecimento e a sabedoria, cientistas, médicos e professores compõem tal facção que acredita ser a mais eficiente para governar a cidade. Seus membros podem ser reconhecidos pelas vestes azuis impecáveis. E por último, a franqueza é a facção em que seus membros somente falam a verdade pois acreditam que o ato de mentir que levou o mundo à guerra. São reconhecidos pelas roupas brancas e atuam nas esferas jurídicas.

Há ainda um grande número de pessoas que não se encaixam nesse modelo de facções e por isso vivem a margem da sociedade dependendo somente da ajuda dos membros da abnegação. Beatrice sempre temeu se tornar uma sem facção e após realizar o teste de aptidão no qual todos os jovens devem realizar aos 16 anos, tal temor se tona ainda mais latente. O teste de Beatrice revela resultados inconclusivos, Beatrice se encaixa em três das cinco facções, tal fenômeno é extremamente raro e chamado de divergente, nessa realidade, ser um divergente é extremamente perigoso e pode levar a sentença de morte.

Em meio à um momento em que a política anda instável, devido à erudição querer substituir a abnegação na liderança do governo, Beatrice toma uma decisão incomum, no dia da cerimônia em que os jovens decidem para qual facção irão pertencer, Beatrice decide ir para a audácia, logo após o seu irmão, repentinamente optar pela erudição. Mudanças de facção são raras, afinal, quando um membro nasce em determinada facção e depois decide mudar ele perde todo o contato com seus familiares, pois todos acreditam que a facção da qual pertencem é mais importante do que a família. A saída de Beatrice e seu irmão da abnegação torna o ambiente ainda mais instável e a erudição passa a utilizar isso como um meio de acusar a abnegação de má conduta a fim de tomar o poder.

Comentários

Decidi eu mesma escrever a sinopse porque a sinopse do próprio livro é bem incompleta e não dá para ter uma visão legal sobre o livro e essa realidade alternativa. Confesso para vocês que gosto muito de livros assim, não é atoa que amei ler as Crônicas de Nárnia e Harry Potter, quero muito ler Jogos Vorazes que tem uma narrativa parecida, eu acredito.

Assisti ao filme e gostei bastante e de fato foi o que me levou a ler o livro agora que estou tendo um pouco mais de tempo, li a versão online e confesso que li super rápido, em três dias eu já tinha terminado e isso significa que eu gostei MUITO do livro, em geral, quando gosto eu não consigo parar de ler.

Sou adulta, mas confesso, amo esses livros teen, me delicio com os romances e paquerinhas e shippo muito o Quatro e a Tris (nome da Beatrice após migrar para a audácia). Achei o livro super completo e confesso que estou com medo de ler os próximos pois já li algumas resenhas e alguns spoilers que me desanimaram bastante. 

Além dos outros livros da série denominados Insurgente e Convergente, também foi lançado o livro que se chama Quatro, que estou louca para ler, nele os fatos são narrados pela visão do Quatro, amei o personagem, então vou amar conhecer um pouco mais da história dele e da perspectiva dele dos fatos.

Indico para todo mundo gosta de uma boa aventura e romance!

ISBN: 9788579801310 | Editora: Rocco | Páginas: 504 | Nota: 10

Agora eu também estou no Skoob, me segue lá!

Já leu esse livro? Ficou com vontade de ler? Me conta!

Fonte da imagem: Espelhando em Livros