Por que eu parei de ler?

segunda-feira, 5 de junho de 2017 | Comente!

Por que você gosta tanto de ler? 

Muitas pessoas já me fizeram esta pergunta. Alguns até ousaram me chamar de louca, me questionando como era possível alguém gostar tanto de ler. Pra essas perguntas existem diversas respostas, até mesmo muito particulares, algumas pessoas gostam de ler porque isso simplesmente as faz fugir desse mundo, pelos mais diversos motivos.

Há quem goste de ler porque o simples soar de uma sirene, ou uma perseguição policial, e até mesmo uma aventura na selva, lhes instiga de forma tão traiçoeira que ficar longe dos livros é algo praticamente impossível. 

E não podemos nos esquecer daqueles que descobriram que o simples ato da leitura afasta algumas mágoas e sofrimentos do coração. Acredito que eu me encaixo em todas as alternativas das citadas, mas particularmente, ler para mim é como viajar, viver diversas aventuras, rir, chorar e aprender. Posso dizer que através da leitura realizei diversos feitos e conheci diversos mundos.

Lutei contra o Lord das Trevas, aquele cujo nome não pode ser dito, junto com meus companheiros da Grifinória, além de tomar cerveja amanteigada no Três Vassouras, ouvindo diversas histórias e planejando mil coisas. Já voei montada em um dragão junto com meu grande amigo Eragon e seu dragão Safira.

Viajei ao centro da terra guiada pelo grande mestre Júlio Verne, conheci o maravilhoso mundo de Atlântida, lutei contra os orcs ao lado de Frodo e Sam, enquanto fazíamos a expedição do anel. Comi os deliciosos quitutes da tia Anastácia, fiz vários planos com Pedrinho, a fim de capturar um Saci e não me irritei nem um pouco com a Emília buzinando no meu ouvido. 

Já participei de diversas guerras, inclusive, lutei em algumas delas ao lado do Grande Rei Pedro, a Rainha Susana, o Rei Edmundo e a Rainha Lúcia, em favor das terras maravilhosas de Nárnia.

Mas hoje, sempre que me perguntam por que eu gosto tanto de ler, eu costumo responder com outra pergunta: por que não gostar de ler?

Escrevi esse texto em 2010 para um blog que eu escrevia na época, creio que por este texto já é possível ter uma ideia do quanto eu era apaixonada por livros.

Desde pequena minha mãe sempre me incentivou a ler, eu tinha um livro que se chamava "Uma história por dia", ele era enorme, tinha 365 estórias e todos os dias ela lia uma para mim. Quando aprendi a ler, ela não se cansava de trazer mais e mais livros para mim e depois de um tempo, não era mais ela que lia para mim, mas eu que lia para ela.

Conforme fui crescendo os livros foram ficando maiores, sem contar as séries que continham no mínimo uns três livros, li toda a série de Harry Potter, as Crônicas de Nárnia, e vários outros livros que eu conseguia encontrar na biblioteca.

Mas aí chegou um momento em que eu simplesmente não conseguia mais ler e comecei de fato e perder o gosto por sentar e ler um bom livro e isso aconteceu quando eu deixei de ler sobre temas que me interessavam (sempre amei um bom romance ou uma aventura) e comecei a ler artigos e livros voltados para a área de informática e depois, planejamento de eventos e administração.

A falta de tempo também foi uma grande inimiga, quando a gente trabalha e estuda o tempo que temos livre acabamos por dedicar aos estudos, li livros e mais livros para fazer trabalhos, para escrever dissertações e também o trabalho de conclusão de curso.

A vontade de ler algo que de fato prendesse a minha atenção e me desse prazer sempre surgia, não é atoa que estou com vários livros em que parei na metade.

E aí eu pergunto, por que deixamos de fazer coisas das quais gostamos? Hoje eu tenho mais tempo para ler, mas mesmo assim não tenho lido e confesso que estou sentindo que estou "emburrecendo"rs rs.

Nos meus antigos blogs eu vivia fazendo resenhas dos livros que lia e isso era algo que me instigava a ler até o fim, por isso, aproveitando essa vibe de falar sobre o que gosto tanto aqui quanto no canal, vou começar a compartilhar com vocês os últimos livros que tenho lido e quem sabe isso também não te instigue a voltar a ler, a ler mais ou até mesmo, começar a ler.

Não vejo a hora de começar e já peço sugestões, por favor, me indiquem livros!