Minhas dicas (que funcionam) para ler mais!

domingo, 24 de fevereiro de 2019 Comente!

O ano passado fiquei super animada por voltar a ler com mais frequência, hábito que acabei deixando de lado devido à correria do dia-a-dia mas principalmente por ter que ler muito conteúdo para faculdade, conteúdo que eu não necessariamente gostava. Creio que o fato de ser obrigada a ler alguma coisa acabava já me deixando desanimada com a leitura 😬

Li alguns livros muito bons no ano passado, vou postar sobre cada um deles em um futuro próximo aqui no blog,  mas só consegui começar a cumprir essa meta de ler mais do meio para o final do ano, esse ano já queria começar diferente, estabeleci uma meta de ler pelo menos um livro por mês. Confesso que para mim, meta bem tranquila, eu poderia estabelecer um número maior, mas se eu não atingisse essa meta acabaria desanimando pois acredito que o volume de livros que consigo ler em um mês pode variar muito de acordo com a complexidade, quantidade de páginas e também de acordo com o momento em que estou vivendo.

Assim, creio que independente destas variáveis a meta de um livro ao mês pode ser atingida sem muitos problemas, sei que em alguns meses conseguirei bem mais que um e em outros não e tá tudo bem.

No mês de Janeiro consegui ler três livros, fiquei super feliz porque gostei dos três e um deles é o último livro de uma série de três livros que comecei a ler ano passado, não me lembro da última vez em que tinha terminado uma série 😅

Dicas para ler mais!

Desde que comecei a postar os livros que estou lendo lá no insta e a andar com um livro para cima e para baixo, tenho ouvido várias pessoas dizendo que não tem tempo para ler, embora gostem muito. Confesso que eu também não tinha, inclusive, passei a acordar mais cedo exatamente para conseguir dar conta de TUDO, inclusive daquilo que não é obrigação, mas me faz bem, mas isso é assunto para outro post...

E a primeira dica é essa: encontre tempo!
Sim, encontre tempo porque o dia continua tendo 24 horas, nós que não estamos conseguindo administrar essas 24 horas porque a cada dia temos mais coisas com as quais podemos nos distrair.

Eu comecei a monitorar o tempo que eu gasto no celular todos os dias e fiquei assustada com o tempo que eu perdia nas redes sociais, sabe quando você começa a deslizar o feed e quando vê já passou meia hora? Então, quantas páginas de um livro você teria lido se tivesse empregado esses 30 minutinhos à leitura.

A Netflix não tem esse relatório de horas diárias, mas eu também perdia umas boas horas na frente da TV, inclusive, uma das minhas metas este ano é assistir minhas séries somente enquanto eu estiver fazendo alguma outra atividade que permita dividir a minha atenção, seja estendendo roupas, lavando a louça, preparando o jantar ou passando roupas.

Uma sugestão que posso te dar é aproveitar as horas gastas no trânsito, no meu tempo de faculdade a maior parte dos meus estudos eram feitos dentro do trem 😅 E isso me leva à outra dica!

Tenha sempre um livro a mão
A gente nunca sabe quando vai ter um tempinho para ler ou escapar da realidade, quem mora em São Paulo sabe que tem fila para tudo e mesmo sabendo disso, nunca nos acostumamos e sempre passamos nervoso, aproveite estes momentos e coloque a sua leitura em dia, não conheço forma melhor de escapar da realidade do que essa.

Intercale leituras obrigatórias com leituras por prazer
Como eu gostaria de ter pensado nisso no meu tempo de faculdade, hoje não tenho a obrigação de ler nenhum material específico, no entanto, tenho procurado ler materiais diferentes do que eu costumava, seja sobre produtividade, vida espiritual e etc, embora sejam leituras prazeirosas, também são leituras que requerem muito mais a minha atenção, pois quero absorver o máximo de conhecimento que eu puder.

Por isso decidi começar a intercalar as leituras, percebi que ler um livro de auto-ajuda após o outro não é tão benéfico para mim quanto ler um de auto-ajuda, um romance e depois outro de auto-ajuda. Essa pausa lendo algum livro mais leve me ajuda a absorver melhor o conteúdo do livro anterior e me dá mais ânimo ao começar o próximo.

Estabeleça uma meta diária
Além da meta de leitura mensal, tenho uma meta diária de leitura, assim o livro não fica abandonado por muito tempo. Sabe quando você começa a ler um livro e depois só pega pra ler de novo depois de uma semana e tem que voltar algumas folhas para se lembrar do que já leu? Então, ao ler um pouco por dia a história permanece fresca e a leitura é mais proveitosa, sem contar que você consegue terminar mais rápido.

Todos os dias tento ler ao menos um capítulo, caso consiga ler mais que um, ótimo, caso consiga apenas um, também está ótimo!

Evite ler vários livros ao mesmo tempo
Assim que voltei a ler com frequência fiquei tão animada que queria ler todos os livros que tinha vontade de uma vez só. Comecei a ler tantos livros ao mesmo tempo que acabei desanimando e no fim das contas não terminei nenhum.

Por fim, escolhi apenas um e decidi pegar outro somente após termina-lo, e foi a melhor coisa que eu poderia fazer porque o livro era incrível, mas por estar lendo tantas coisas ao mesmo tempo, eu não estava conseguindo absorver tudo, logo, a leitura não estava me empolgando.

Não se sinta mal por abandonar um livro
Já perdi as contas das vezes em que me forcei a ler um livro apenas porque eu tinha começado e tinha a necessidade de terminar algo que comecei. Se a leitura não está te empolgando ou não está sendo proveitosa, se permita abandonar o livro e começar outro.

Já abandonei um livro e depois de alguns meses ou até mesmo anos, decidi tentar ler novamente e a experiência foi completamente diferente.

Wishlist literária
Uma das páginas do meu bullet journal é dedicada à uma lista de livros que quero ler/comprar, fazer listas em geral tem me ajudado bastante, sempre que ia comprar um livro, peça de roupa ou algo para a casa eu ficava sem saber o que comprar, parece que dá um branco, não sei explicar. Então todas as vezes que sinto falta de algo, desejo algo ou alguém me indica um livro, eu já adiciono à lista e consigo me programar para ir comprando aos poucos.

E você, quais são suas metas de leitura?
Essas são as dicas que estou colocando em prática e tem me permitido ter muito mais tempo e disposição para ler!

Me contem quais são as dicas de vocês 😀

Nenhum comentário:

Postar um comentário